ARTISTAS SÃO DE VÊNUS: CONVERSA COM NILA CARNEIRO
- artistassaodevenus
- 23 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Uma trajetória entre muros, pincéis, tintas e um traço carregado de história e potência.

Foto por Nathalia Miranda.
Nila Carneiro é artista visual, muralista, ilustradora e designer. De Feira de Santana, na Bahia, a artista, desde muito cedo, foi influenciada pelas mulheres costureiras da sua família e pelos símbolos e signos da cultura africana. Sua necessidade de se expressar trilhou seu caminho para a graduação em Design Gráfico pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. A partir daí, ela uniu o aprendizado das técnicas, sua intuição e talento para desenvolver sua própria arte. Suas criações abordam aspectos subjetivos de sua realidade, através de uma forte e impositiva representação do feminino em suas diversas formas.
Em conversa com o projeto ARTISTAS SÃO DE VÊNUS: Da Gestação ao Empoderamento, Nila Carneiro conta um pouco da sua trajetória no muralismo, seu processo de gestação criativa e seu papel como mulher nas artes.
Confira:
Em seu site oficial e nas redes sociais, a artista compartilha seu portfólio e as fases do seu processo criativo.

Mural do Hospital da Mulher em Salvador, Bahia / Foto por Helemozão.

Mural "Oxum" / Foto por Juliana Timbó.

Mural "Mãe Stella de Oxóssi – Nosso Tempo é Agora" / Foto por Nathalia Miranda.

Mural "Submersa" / Foto por Nathalia Miranda.
A arte urbana propõe o acesso democrático ao público. Por muito tempo, ela foi vista como um estilo de arte marginalizado ou como mero vandalismo. No entanto, ao longo dos anos, foi se desenvolvendo e ganhando mais espaço nas cidades. Mesmo que ainda hoje o artista de rua não receba o seu devido valor, sua relevância na forma como transformam os espaços públicos urbanos é inegável.
Ainda hoje, esse tipo de cenário artístico é dominado por representantes masculinos. O acesso à rua para mulheres, de forma segura e respeitosa, ainda é um processo em construção. Mas nada disso impediu que a arte de Nila fosse calada. Seu trabalho sensível e potente é necessário. Sua representatividade nas ruas inspira. E sua arte mantém cada vez mais viva a presença de mulheres em espaços públicos. ♥︎
Acompanhe o trabalho da Nila através das redes dela:
Comments