top of page
  • Foto do escritorartistassaodevenus

ARTISTAS SÃO DE VÊNUS: CONVERSA COM VAL PIRES

A resistência da mulher preta na xilogravura.


Imagem retirada de vídeo por Flávia de Oliveira.


Val Pires é a Artista Gravadora por trás do trabalho entitulado Xilopretura. Segundo a artista, ele nasce da exposição "Mulher Preta Resiste", em que Val reflete sobre a valorização, fortalecimento e liberdade da mulher preta.


Em conversa com o projeto ARTISTAS SÃO DE VÊNUS: Da Gestação ao Empoderamento, Val Pires conta um pouco da sua trajetória na xilogravura e do seu papel como mulher nas artes.


Confira:


Nas suas redes, a artista compartilha seus processos artísticos, projetos sociais e as obras que desenvolve.


Obra "Rito", xilogravura em papel kraft por Val Pires.


Releitura da xilograura "Sorriso Negro" para o Festival de Ativação Urbana, RJ.


Processo de produção da xilogravura em homenagem a Marielle Franco.


A xilogravura é uma técnica artística muito antiga, com seus primeiros registros na Ásia e, que ao longo dos anos foi se expandindo pelo mundo. No Brasil, sua chegada aconteceu através da vinda da Família Real e se concentrou na produção de ilustrações para anúncios e livros. Anos mais tarde, a técnica passou a caminhar juntamente com o cordel, marcando a cultura nordestina do país. Os principais nomes de referência da xilogravura são de homens. Val é uma das artistas gravadoras que segue na luta pela abertura de espaços para mulheres negras no segmento e, através do seu talento singular e da valorização da sua ancestralidade e cultura, inspira novas gerações de artistas a manterem viva essa técnica milenar. ♥︎


Acompanhe o trabalho incrível da Val através das redes dela:


10 visualizações0 comentário
bottom of page